Tecnologia

A IPQ Tecnologia oferece diversas soluções para o mercado, abrangendo desde pequenas empresas a grandes corporações, construções, hotéis, residências, governo e concessões, atuando nas áreas de projeto, consultoria, implantação, operação e manutenção de sistemas como:

  • Cabeamento estruturado;
  • Redes ópticas P2P (ponto a ponto) e FTTx / GPON;
  • Redes subterrâneas;
  • Redes aéreas;
  • CATV (Circuito Aberto de TV).
  • CFTV (Circuito Fechado de TV);
  • Controle de Acesso;
  • Alarme de Intrusão;
  • Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio (SDAI).
  • Wifi;
  • Switch;
  • Roteador;
  • Firewall;
  • Storage;
  • Servidor;
  • Virtualização.
A IPQ está entre as maiores especialistas do Brasil em tecnologia de fibra óptica, com diversos projetos implantados em backbone, redes de distribuição e acesso, utilizando tecnologias Metroethernet, DWDM e GPON, as quais fornecem uma infraestrutura óptica em alta velocidade com rede de telecomunicações com qualidade e largura de banda extremamente alta aos seus usuários.
As redes FTTx / GPON possibilitam uma variedade de serviços de comunicação e entretenimento, tais como: telefonia, internet de alta velocidade, tv por assinatura e serviços interativos e bidirecionais intensivo de imagens. Todas estas aplicações são providas através de uma rede de distribuição óptica, geralmente via uma única fibra e elementos passivos, conectando cada usuário. Além de estarem preparadas para crescimento de demanda de serviços futuros, pois oferecem escalabilidade, flexibilidade e otimização de custos.
Projeto e implantação de cabeamento estruturado para redes de telecomunicações, garantindo a estabilidade da transmissão, melhorando o gerenciamento das informações e proporcionando uma rede segura, organizada, padronizada e profissional, permitindo integrar servidores, estações, impressoras, telefones, switches, roteadores, câmeras, controle de acesso, entre outros dispositivos IP. Isso significa redução nos custos de construção e manutenção, e também abre a possibilidade para edificações inteligentes. Tudo com garantia de 25 anos, que só uma empresa sólida e confiável pode oferecer.
Soluções avançadas para controle de acesso de pessoas e veículos através de biometria, reconhecimento facial, reconhecimento de placa, leitores de cartão, RFID e outras tecnologias que permitem restringir a entrada e saída a determinados locais.
Mais do que um simples circuito fechado de televisão, a IPQ trabalha com o que há de mais avançado em sistemas de monitoramento e vídeo wall, utilizando modernas câmeras IP de altíssima resolução que, além de armazenar dados, permitem análises inteligentes de vídeo, como reconhecimento de face, detecção de movimentos, leitura de placas e muitas outras funções de acordo com a necessidade de cada projeto.
A IPQ fornece e instala o sistema completo de CFTV, incluindo software de gerenciamento de vídeo, servidores e NVR, storages, video wall e todos os acessórios necessários, seja para monitoramento de ambientes internos, externos, perímetros, rodovias, indústrias e outros.
O alarme de intrusão alerta a violação de uma área protegida, reportando o evento a uma central. Esta violação pode ser detectada por diversos tipos de dispositivos, de acordo com o ambiente, tipo de detecção e tecnologia empregada. O monitoramento pode ser feito tanto em ambientes internos, quanto externos, fazendo proteção de áreas, portas, janelas, perímetros, gradil e outros. Para isso, a IPQ utiliza sensores infravermelhos ativos e passivos, sensores magnéticos, cabos microfônicos, fibra óptica e até câmeras de monitoramento.
Um sistema de detecção e alarme de incêndio é um conjunto de elementos interligados para detectar precocemente princípios de incêndio, fornecer sinalizações audiovisuais e comandar dispositivos de segurança e extinção.

É composto, basicamente, por detectores automáticos de fumaça, chama, calor ou gases tóxicos, e por acionadores manuais. O alarme envia alerta para uma central que, por sua vez, envia sinais de alerta para dispositivos de sinalização audiovisual, como sirenes e luzes de emergência. Também pode ser integrado com automação para liberação de portas, elevadores e outros dispositivos.
A IPQ tem uma grande experiência em planejar, executar e monitorar Sistemas de Detecção e Alarme de Incêndio em condomínios empresariais, residenciais, hotéis, ambientes corporativos, datacenters e muitos outros.

Gestão e integração completa de Data Centers, sistemas de armazenamento de dados (storages), ativos de rede robustos (switches, roteadores e firewalls), garantindo a disponibilidade dos equipamentos e segurança de dados e informações. Trabalhamos também com virtualização, reduzindo custos de hardwares e espaços em datacenter.
Entre as diversas obras já realizadas pela IPQ, destacam-se o primeiro projeto FTTx, implantado em 2006, além de grandes empreendimentos que foram os primeiros condomínios da América Latina a instalarem a estrutura de Rede Óptica FTTH (Fiber to the Home): Quintas de Sauípe, Casas de Sauípe, o condomínio misto Salvador Prime, Ilha dos Pássaros, Piscinas Naturais, Porto Busca Vida e Iberostate. A IPQ também assina cases de soluções integradas como o condomínio misto Hangar, da Odebrecht, com 2578 pontos de cabeamento estruturado, backbone em fibra óptica, CFTV, Controle de Acesso e SDAI, a concessionária ViaBahia, com 680km de fibra óptica em rodovia, além do Hospital Geral do Estado (HGE), Desenbahia, Caixa Econômica Federal, Banco Central e muitos outros, todos eles na Bahia. Em outros Estados, destacam-se o Hotel Sheraton e o Morada da Península (Pernambuco), o Park Ville (Sergipe), o Centro Empresarial Norcon (Alagoas), o Solar de Brasília (DF), o Maxximo Garden (DF) e o Centro Administrativo de Brasília.

Em Angola, a IPQ realizou a instalação completa de sistemas de dados, telefonia, interfonia, CFTV IP, Video overlay, Controle de Acesso, Alarme Perimetral e Residencial e Cabeamento estruturado nos empreendimentos Belas Business, que possuem 13 torres, Arte Yetu com 70 apartamentos e o condomínio Noblesse, com 260 apartamentos.

Grandes empresas de diversos segmentos também contrataram a IPQ para a implantação de FTTX, Redes estruturadas e de telefonia, CFTV, Alarme de Intrusão e Incêndio e Controle de acesso, como Perini, Pestana Hotel, Rede Bahia, Shopping Piedade, Hangar Business Park e muitos outros.